Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Papo de Marketing

Para fazer marketing, é preciso entender marketing. Quando me perguntam o que é marketing às pessoas tratam como se fosse publicidade.  Marketing não é propaganda ou pelo menos não só propaganda. A publicidade é uma pequena parcela do Marketing, quando relacionado a serviço a parcela da propaganda é reduzida, pois a melhor propaganda é o marketing viral (Boca-a-Boca).
 

O grande Guru do Marketing Philip Kotler tem algumas definições do Marketing, em particular gosto mais dessa:

"Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente."
Existe outras definições interessantes de Philip Kotler .

Esta definição está no livro mais recente de Philip Kotler, Marketing de A a Z, Editora Campus, 2003. (livro indispensável)

O marketing é um conjunto onde são relacionados marketing pessoal, marketing de relacionamento, marketing digital e por ai vai, mas o foco é sempre o cliente.

Existe uma ferramenta essencial do marketing que todo empresário deveria conhecer, os 4Ps do Marketing.


Produto: como este é visto ou entendido por seu cliente alvo.

Preço: formas de pagamento, parcelamento e precificação (preços acima, abaixo ou na média do mercado).

Praça: onde estará localizado o seu ponto de venda e quais canais você utilizar para chegar até seus clientes.

Promoção: como você divulgará seus produtos e serviços e conquistará seus clientes.


O Objetivo do marketing é atrair e fidelizar clientes tem que oferecer a melhor experiência, muitas vezes os clientes não compram o produto e sim a experiência.

Um exemplo é a StarbucksCofee – eles não vendem simplesmente o melhor café e sim o ambiente, sofá, comunidade que aprecia um bom café, puff’s, Wi fi e assim por diante, pense nisso.


Defina seus Ps de Marketing, valorize o cliente, faça um bom marketing de relacionamento, porque uma marca não muda ela evolui.




Gostou? Deixe seu comentário ou, melhor ainda, compartilhe com seus amigos!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Marketing agradece sua participação !